Contagem Regressiva

Contagem Regressiva para 03/06/2023 - 11h00

Dias Horas Minutos Segundos
Através de uma matéria no G1: Mais sobre Inteligência artificial.
Tecnologia
Publicado em 04/06/2024

Através de uma matéria no G1: Mais sobre Inteligência artificial.

Especialistas afirmam que o domínio na área de dados facilita a atuação, apesar de ainda ser necessário se especializar.

Ainda são poucas pessoas que dominam essa área e os especialistas em IA estão entre os mais escassos no mercado atual, segundo um estudo da consultoria Robert Half publicado no final de 2023.

Essa falta de mão de obra qualificada tem feito com que profissionais mais preparados encontrem salários realmente atrativos, tanto no Brasil como em outros países.

Inteligência artificial já existe há pelo menos 80 anos. Ela é um conjunto de soluções que, por meio de computadores e máquinas, realiza diversas funções avançadas, podendo analisar dados, entregar previsões, recomendações, traduzir e criar coisas.

Segundo especialistas, o profissional de IA pode trabalhar em dois pilares com IA:

Inteligência artificial preditiva (ou clássica): trata-se de uma inovação que já estava mais presente no cotidiano das pessoas. Ela está no reconhecimento facial do app de banco, em carros semiautônomos, drones, como assistente pessoal em alto-falantes inteligentes, na câmera do seu celular e na plataforma de streaming, quando recomenda um filme ou uma música.

Inteligência artificial generativa (ou GenAI): justamente a que deu origem ao ChatGPT. Além de conversar com o usuário, podendo tirar dúvidas gerais, essa IA cria conteúdos, imagens, vídeos e músicas. Hoje, além do ChatGPT, também estão disponíveis no mercado o Gemini (do Google) e o Copilot (Microsoft).

Onde trabalhar com IA? Em empresas de qualquer setor que estejam investindo na tecnologia: varejo, finanças, alimentos, bebidas, educação, finanças, comunicação, entre outras.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!