Estudantes conseguiram construir o primeiro carro off-road movido à energia solar. Nos testes iniciais, o veículo foi capaz de andar mais de 1.000 quilômetros (km). O carro ganhou o nome de Stella Terra.
Pesando apenas 1.200 quilos (kgs), o carrão tem velocidade máxima de 145 km/h e capô revestido por painéis solares.. Fora da estrada de terra, a velocidade e a autonomia podem variar, chegando de 550 km.
Nos testes, o Stella se saiu muito bem. O percurso foi do norte do Marrocos até o Saara e foi acompanhado pelos pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Eindhoven.
A cor verde não é à toa, os profissionais quiseram imitar um pouco a paleta dos tons da natureza. Nos terrenos acidentados e arenosos, o carro foi demais!
O automóvel tem capacidade para dois usuários, um piloto e um carona.
Os resultados foram bem superiores ao esperado, com o veículo utilizando 30% menos energia do que os pesquisadores acreditaram que ele usaria.
O revestimento no campo é o responsável por captar a luz do sol e gerar energia. Já o conversor interno foi feito sob medida para que os painéis sejam o mais eficiente possível!