Nascida e criada nos bastidores do samba, a empreendedora carioca Giselle Ondeza nunca se conformou com tanto desperdício e decidiu transformar o que já brilhou um dia na avenida em acessórios como brincos, pulseiras, colares e, por que não, uma releitura de novas fantasias.
Como ficava incomodada com o descarte daquelas roupas tão exuberantes, passou a recolhê-las do chão e levá-las para casa. A partir dali estas peças ganhavam uma nova vida. Filha de um catador, Giselle conta que passou a chamar as amigas para ajudar a recolher todos os restos de roupas que ficavam na Marquês de Sapucaí. A matéria-prima é levada para a comunidade Santa Maria, em Campo Grande, na zona oeste do Rio de Janeiro, sede da empresa. Ali, Giselle guarda todo o material e treina costureiras, que são moradoras locais. Uma parte dos valores das vendas da empresa é destinada a uma ONG que atua nesta comunidade junto a mulheres em situação de vulnerabilidade.
Hoje a produção da Usebasha foi ampliada e conta com a fabricação não apenas de brincos de argolas como também uma variedade de acessórios, além de bolsas, ecobags e a customização de abadas.