DELIVERY DE COMIDA COM DRONES
Na China, cidade de Shenzhen, já é uma realidade pedir delivery de comida com drones. Hoje é possível pedir a refeição e só retirar em um ponto de coleta, que geralmente fica em bairros e condomínios!
Eles montaram quiosques de coleta perto de edifícios residenciais ou de escritórios, para facilitar a navegação em áreas urbanas.
A empresa de entrega utiliza um fluxo de trabalho misto, com trabalho humano e automatizado. Os drones seguem rotas específicas controladas por um programa de computador, mas existe uma sala central onde monitoram e podem intervir se algo inesperado acontecer com os drones.
Quando um cliente faz um pedido no aplicativo da Meituan, que é uma plataforma de entrega muito famosa na China – um tipo de Ifood chinês – para entrega por drone, um trabalhador humano vai até o restaurante, pega o pedido e o leva para o ponto de lançamento.
Eles colocam a comida em uma caixa padronizada, verificam o peso, fecham a caixa e entregam para outro trabalhador que lida com os drones. Este segundo trabalhador coloca a caixa debaixo de um drone e espera que ela seja seguramente travada para a entrega. Os drones deixam os pedidos nos quiosques, e os clientes vão até lá buscar.