SAÚDE: Homem com Parkinson volta a andar após implante revolucionário.
Marc, de 62 anos, com Parkinson, voltou a andar após um implante revolucionário. Ele conseguiu dar os primeiros passos após 30 anos de dificuldades motoras e já caminha até 5km. Mora na França e foi submetido a um novo método promissor para pacientes com distúrbio cerebral debilitante, desenvolvido por cientistas da Suíça. A partir de eletrodos implantados ao longo de sua medula espinhal, a neuroprótese estimula o cérebro do paciente para que a marcha aconteça naturalmente.
Agora ele consegue realizar tarefas simples, que antes eram inimagináveis!
A notícia boa surgiu quando Marc teve a oportunidade de fazer parte de um estudo de pesquisadores da Suíça e ele não pensou duas vezes.
Liderada pela cirurgiã Jocelyne Bloch e pelo neurocientista Gregoire Courtine, a equipe conseguiu fazer Marc voltar a andar com um implante que tem a função da estimulação elétrica para o homem realizar os movimentos.
Além disso, para que a marcha seja de forma natural e responsiva, o neuroprótese assume o papel do cérebro e sincroniza os estímulos de movimentação com os movimentos realizados por Marc. Com a neuroprótese, tarefas difíceis se tornaram simples para o homem que sofreu durante 30 anos com Parkinson.