A química brasileira Lívia Schiavinato Eberlin, que é professora do Baylor College of Medicine, nos Estados Unidos, desenvolveu uma caneta capaz de detectar, em apenas 10 segundos, se um tecido é saudável ou se há vestígios de câncer ainda durante a cirurgia.
O dispositivo, chamado MasSpec Pen, promete agilizar procedimentos oncológicos e reduzir erros médicos.
A tecnologia já vem sendo testada no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, no primeiro estudo clínico fora dos Estados Unidos, em parceria com a Thermo Fisher Scientific, multinacional responsável pelo espectrômetro de massas que analisa as amostras.
A MasSpec Pen é uma caneta conectada a um espectrômetro de massas, equipamento capaz de identificar moléculas e criar uma “assinatura química” de cada tecido. Durante a cirurgia, o médico encosta a ponta da caneta no tecido suspeito. Uma microgota de água estéril é liberada e, em segundos, absorve moléculas da superfície, sendo então enviada para análise. Essa rapidez oferece ao pedido uma resposta imediata, permitindo a operação em tempo real e ajustes no tempo de anestesia e no risco de complicações.
Fonte: Só Notícia Boa por Monique de Carvalho – 12/11/2025