Após pouso histórico no polo sul da Lua, robô indiano começa a andar pela superfície lunar.
Módulo fez pouso nesta quarta-feira (23), fazendo com que a Índia se tornasse o primeiro país a ter sucesso em uma missão ao polo sul da Lua.
O robô lunar Ch-3 começou a explorar a superfície do polo sul da Lua nesta quinta-feira (24), de acordo com Agência Espacial da Índia. O módulo indiano fez um pouso histórico na região inexplorada, que fica no lado escuro do satélite.
O robô deixou a sonda para um passeio pela lua.
O sucesso na missão com a sonda Chandrayaan-3 fez com que a Índia se tornasse o primeiro país a conseguir fazer um pouso no polo sul da Lua. Antes, Rússia e Japão já haviam tentado a façanha, mas sem sucesso.
No caso da Rússia, a tentativa aconteceu no domingo (20). No entanto, a sonda da missão Luna-25 perdeu o controle e se chocou contra a Lua. Já o Japão tentou fazer o pouso em abril, mas perdeu a comunicação com a sonda antes de concluir a operação.
A superfície lunar, onde a sonda indiana desceu, é um terreno traiçoeiro com grandes crateras e encostas íngremes, além de não receber luz solar, levando a temperaturas extremamente baixas, que chegam a -203°C.
Essas características tornam muito difícil operar equipamentos de exploração na região. Dessa forma, um pouso suave significa que o módulo não foi destruído.
A Índia busca explorar a Lua porque a primeira viagem espacial do projeto indiano, que ocorreu em 2008, detectou a presença de água na superfície lunar.