Contagem Regressiva

Contagem Regressiva para 03/06/2023 - 11h00

Dias Horas Minutos Segundos
Daniela Cristina Guidugli, Profissional de cibersegurança surda
Tecnologia
Publicado em 17/08/2023

Daniela Cristina Guidugli, Profissional de cibersegurança surda revela desafios da área para quem é PCD: 'Ainda temos barreiras de comunicação'.

A admiração da analista de segurança da informação Daniela Cristina Guidugli, de 37 anos, pela tecnologia vem desde a infância, observando seu pai consertar de tudo, de celular a televisor.

Tanto que considerou ciência da computação como uma de suas opções de graduação, mas decidindo por administração. Daniela é uma pessoa com deficiência auditiva e sentiu que administração seria mais fácil para estudar e de se inserir no mercado de trabalho.

Guidugli nunca fez faculdade de TI e só agora começou a estudar rede de computadores. Ela migrou para a segurança em 2009.

Antes disso, entre 2003 e 2008, trabalhou com administração no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em um hospital e, também, na Marinha do Brasil, no Rio de Janeiro, sua cidade natal.

Ao final da faculdade de administração, ainda em 2008, Daniela fez um curso de tecnologia na ONG Universidade Livre para Eficiência Humana (Unilehu), focada em promover a inclusão de pessoas com deficiência no trabalho.

Um mês antes da pandemia de Covid-19 começar, Daniela voltou ao mercado de trabalho, em uma fintech brasileira de soluções de pagamento, no cargo de analista de segurança da informação júnior. Lá, ficou quase um ano, até ser chamada para trabalhar na prefeitura de Curitiba (PR).

Hoje, morando na capital paranaense, onde conheceu o seu marido, que é surdo, Guidugli chegou a se preparar para concursos públicos, isso durante o período em que esteve fora do mercado.

Seu objetivo no momento é seguir estudando para alcançar novos horizontes nesse mercado. "Como é uma área que eu me identifiquei muito, nunca cogitei desistir dela por causa da minha deficiência. Agora eu penso em me preparar para alcançar uma liderança significativa", comentou Daniela.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!