Pacientes começam a receber tratamento inovador em SP.
Na próxima sexta-feira (15), em São Paulo, quatro pacientes vão participar de um estudo clínico que utiliza células CAR-T – um tratamento inovador contra o câncer no sangue que tem dado certo em outras partes do mundo.
Nesse procedimento, os linfócitos, que são células de defesa, são isolados e modificados em laboratório para reconhecer e combater o câncer. Após esse processo, as células reprogramadas são reaplicadas no organismo.
Os resultados serão analisados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e se o estudo for aprovado, a expectativa é em 2025 a nova terapia seja disponibilizada aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Desenvolvido nos Estados Unidos em 2017, esse tratamento chegou ao Brasil em 2019 através da colaboração da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), Instituto Butantan e apoio da Fapesp. O Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP) será o local inicial para a aplicação desse tratamento inovador. Já a Fundação Hemocentro de Ribeirão e o Centro de Terapia Celular (CTC-USP) são os responsáveis pela pesquisa.