CIÊNCIA : Robô da Nasa confirma existência de um grande lago antigo em Marte
A descoberta pelo robô da Nasa, Perseverance, de sedimentos de um lago antigo em Marte, indica uma forte esperança que o Planeta já pode ter tido vida!
Uma pesquisa publicada por cientistas da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) e da Universidade de Oslo, na Noruega, mostrou evidências de que organismos vivos já habitaram aquele o Planeta Vermelho. Isso porque a cratera Jezero, onde o robô Perseverance pousou em 2021, já esteve cheia de água.
Os sedimentos que eram transportados para o lago pelo rio que o alimentava, formaram um enorme delta. Quando o lago desapareceu, acabou deixando para trás as características que os pesquisadores encontraram.
A confirmação de que, um dia, houve água em Marte, é essencial para pensar em vida no Planeta. Até agora, cientistas só encontraram evidência de vida em um lugar do universo, a Terra, e colocam grande responsabilidade na água.
A água líquida foi fundamental para a evolução da vida na terra, e a existência de um antigo lago em Marte pode ir pelo mesmo caminho.