Alunos de Brasília criam cadeira de rodas motorizada de baixo custo
Um grupo de estudantes do Distrito Federal encontrou uma solução acessível para ajudar na mobilidade de cadeirantes: eles desenvolveram uma cadeira de rodas motorizada, portátil e de baixo custo.
Ela é avaliada em 3,8 mil reais, bem mais barata do que as de mercado, que custam algo em torno de 20 mil reais.
A cadeira motorizada brasiliense suporta pessoas de até 120 kg e pode atingir uma velocidade de até 40 km/h, mas com a adaptação de um limite de velocidade, ela chega a 15 km/h. Os jovens utilizaram materiais como o motor de um skate elétrico, pneus de bicicleta off-road, uma cadeira de rodas convencional doada, um joystick de Nintendo e uma placa de comando de hoverboard para montar a cadeira de baixo custo.
A cadeira fazia parte do projeto de conclusão do Curso Técnico em Eletrônica da Escola Técnica de Brasília. A ideia surgiu da necessidade de um amigo dos estudantes, que desejava ter uma cadeira de rodas motorizada, mas achava o preço e a logística de transporte muito inacessíveis.
A partir daí, Pedro Carneiro, Laio Eduardo, Guilherme Barros, Antônio José e Johnatan Soares se uniram para criar um protótipo de cadeira automatizada.
A bateria, feita pelos próprios estudantes, é leve e dura até 24 horas.
Ela é feita com lítio, material mais leve em relação ao cobre usado nas versões tradicionais.