Programado para este final de semana, o Festival BR135 mescla grandes nomes da cena nacional com destaques locais.
Batizado a partir da rodovia que interliga o estado do Maranhão com boa parte do Brasil, o evento traz uma conexão profunda entre as raízes da música e da cultura popular.
Com data marcada para os dias 24 e 25 de novembro, o BR135 contará com uma vasta programação num dos cartões postais de São Luís: a Praça Maria Aragão. O festival, que compõe o recém-criado Circuito Amazônico de Festivais, oferece arte de graça para todos os públicos, com bandas de várias regiões do país, incluindo um elenco de maranhenses que atuam com destaque na cena local, além dos eixos de formação e de economia criativa presente em suas edições.
O Festival BR135 foi criado em 2012 pela dupla musical Criolina, formada por Luciana Simões e Alê Muniz. A iniciativa se fundou com a finalidade de oferecer um palco de qualidade para a cena maranhense, e de construir pontes com o mercado da música brasileira, promovendo a troca de experiência entre artistas locais e de outros cantos do país.
Rico em diversidade, se destacou por se tornar o primeiro grande espaço de muitos artistas maranhenses, e também por ser o primeiro show de músicos famosos em solo ludovicense, tais como BaianaSystem, Xênia França, Liniker e Rubel.
Em 2019 — última edição principal antes da pandemia —, o evento reuniu mais de 70 mil pessoas no centro histórico da capital. De lá pra cá, rolaram edições instrumentais, e agora, o BR135 volta pra valer, depois de quatro anos.