Contagem Regressiva

Contagem Regressiva para 03/06/2023 - 11h00

Dias Horas Minutos Segundos
Assassinos da Lua da Flores mais uma de Scorsese
Cinema
Publicado em 18/10/2023

Grandioso e delicado, 'Assassinos da Lua das Flores' é triunfo de Scorsese

A última coisa que Martin Scorsese queria fazer era outro filme sobre crimes. Ao longo de sua carreira superlativa, o cineasta retratou o submundo sob diversos pontos de vista, de sua criação e organização até sua desconstrução. "Assassinos da Lua das Flores" poderia facilmente seguir esse caminho. Mas Scorsese definitivamente não queria fazer outro filme sobre crimes.

Publicado em 2017 por David Grann, o livro que serve de base para o longa relata a história real de execuções em série ocorridas na América dos anos 1920 em território osage, nação nativa então alocada no Oklahoma, e a subsequente investigação dos crimes por um FBI nascente. Scorsese, no entanto, optou por enxergar além da superfície e mudar o foco.

"Assassinos da Lua das Flores" tornou-se, então, uma história sobre um povo nobre e orgulhoso, quebrado pela profanação empreendida pelo homem branco. Uma história de cobiça e poder, de corrupção e genocídio, disfarçada como recorte de uma América "vitoriosa" em sua conquista do país, que tem em sua soberba a ousadia em tomar para si a palavra final sobre a veracidade dos fatos. Verdadeiramente épico em metragem e em ambição, e ainda assim tão intimista e tão verdadeiro,

DiCaprio e De Niro, ambos em total controle de seu imenso talento dramático, habitam a atmosfera familiar de suas colaborações com o diretor, uma ciranda de dinheiro e poder, de crime e consequências. "Assassinos" traz, contudo, um elemento que dilacera esse molde e conduz o filme para caminhos surpreendentes, mesmo dentro do cinema de Scorsese.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!