Contagem Regressiva

Contagem Regressiva para 03/06/2023 - 11h00

Dias Horas Minutos Segundos
Festival de cinema no Rio faz 25 anos
Ciência
Publicado em 05/10/2023

Festival do Rio completa 25 anos com mais de 200 filmes para os fãs do cinema.

Tradicional mostra de filmes, que vai de hoje (dia 05) a 15 de outubro, será aberta pela primeira com longa de animação.

Os longas serão exibidos em diversos locais da cidade e que certamente farão a alegria do público.

Este ano, o Festival apresenta mudanças em relação aos anos anteriores. Já na abertura da mostra, que terá, pela primeira vez, uma animação. "Atiraram no pianista", dirigido por Fernando Trueba e Javier Mariscal, irá iniciar a maratona cinematográfica de dez dias na sessão de gala que acontece no Cine Odeon, no Centro do Rio nesta quinta-feira (5).

A dupla de diretores, que concorreu ao Oscar de Melhor Longa de Animação em 2012 por “Chico e Rita”, traz a história de um jornalista que investiga o desaparecimento de um pianista prodígio. A exibição de gala vai contar com a presença de Javier Mariscal, um dos realizadores.

O mais badalado deles é "Pobres Criaturas", integrante da mostra Panorama Mundial, que venceu o Leão de Ouro do Festival de Veneza de 2023 e que pode ser bastante lembrado na temporada de premiações.

O filme marca o reencontro da vencedora do Oscar Emma Stone com o cineasta Yorgos Lanthimos, que a dirigiu em "A Favorita", e adapta o clássico "Frankenstein" de forma original e polêmica, bem ao gosto do diretor.

Outro filme que vale destacar é "Perfect Days" drama japonês dirigido pelo alemão Wim Wenders, do vencedor da Palma de Ouro "Paris, Texas" e do cult "Asas do Desejo".

Entre as produções brasileiras, vale ficar de olho nas cinebiografias que serão exibidas fora da competição oficial. Entre elas, se destacam "Mussum - O filmis" e "Meu nome é Gal".

Na 25ª edição do Festival do Rio, também vai ter exibição gratuita de filmes em diversas partes da cidade.

Os filmes serão exibidos em bairros como Botafogo, Copacabana, Centro, Vista Alegre, Pedra de Guaratiba, entre outros.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!