"Mussum, o filmis", de Silvio Guindane, foi o grande vencedor do Festival de Cinema de Gramado de 2023 ao levar para casa o Kikito de melhor filme na cerimônia realizada na noite deste sábado (19), no Palácio dos Festivais. O longa levou ao todo seis Kikitos e uma menção honrosa.
Além do troféu principal, a cinebiografia do eterno trapalhão conquistou o prêmio de melhor filme pelo júri popular,
Aílton Graça recebeu o Kikito de melhor ator, enquanto que Yuri Marçal e Neusa Borges receberam as estatuetas de ator coadjuvante e atriz coadjuvantes. Ao deixar o palco, o elenco do filme cantou animadamente "Tenha fé, pois amanhã um lindo dia vai nascer", canção dos Originais do Samba, aos gritos de "viva, Mussum".
Muito emocionado, Aílton agradeceu à família de Mussum por confiar em seu trabalho. O festival contou com outras marcantes homenagens ao longo da semana de programação. A atriz Ingrid Guimarães recebeu o Troféu Cidade de Gramado, a produtora Lucy Barreto levou para casa o Troféu Eduardo Abelin, a atriz Alice Braga ficou com o Kikito de Cristal e Laura Cardoso, merecedora indiscutível, fechou o time com o Troféu Oscarito.