Contagem Regressiva

Contagem Regressiva para 03/06/2023 - 11h00

Dias Horas Minutos Segundos
A capital do lobisomem
Uma cidade de São Paulo transformou o medo em Turismo
Por Administrador
Publicado em 13/03/2025 23:26
Turismo

Uma cidade de São Paulo transformou o medo em Turismo

No Alambique Quinta Benedito, um boneco de lobisomem na fachada atrai turistas para fotos.

Junho de 2018, em uma noite de lua cheia na cidade de Joanópolis (a cerca de 100 km da capital paulista), um bicho peludo, grande e com a traseira alta pula de uma ribanceira na parte de trás do cemitério da cidade.

Quem narra o fato, tirando o chapéu momentaneamente em sinal de respeito, é o comerciante Juliano, conhecido como Juca Quintana, 42, que estava em seu passeio quinzenal de mula e ficou assustado ao presenciar a cena. Juca, que é dono de uma loja de queijos, passou boa parte da vida na zona leste da capital paulista, mudou-se para a cidade do interior, conhecida como a capital do lobisomem, com cerca de 11 mil habitantes, em 2004, quando comprou um alazão arisco de nome Ventura e recebeu a recomendação de um domador na região.

A lenda impulsiona a visita de turistas e gera oportunidade para artesãos como Reinaldo de Araújo, 84, que produz bonecos de lobisomem há 17 anos.

Joanópolis é repleta de "causos", mas é o do lobisomem que dá fama ao local e se tornou em parte uma atração turística, explorada pelos comércios e pela prefeitura, que mantém um grande boneco de cerca de cinco metros de altura no portal de entrada da cidade.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!