A 38ª edição do Festival da Jabuticaba de Sabará, o maior do país dedicado à fruta, começou nesta sexta-feira (15) e segue até o domingo (17).
O evento conta com 25 estandes de produtos derivados da fruta e 16 espaços gastronômicos nas praças Melo Viana e Santa Rita, no Centro Histórico. São vendidos pastéis, tropeiro, acarajé, espetinhos, macarrão na chapa e drinques feitos com a fruta, além de apresentações culturais e venda de produtos artesanais.
Os visitantes podem comer e comprar geleias, licores, compotas, doces, sorvetes, vinhos e molhos, todos à base da jabuticaba, eleita a segunda melhor fruta do mundo por um ranking internacional, o Taste Atlas.
Atualmente, o festival é o principal evento que movimenta a economia de Sabará, superando o Carnaval. O município está em uma região marcada pelas atividades de extração mineral no período colonial, como a maioria das cidades mineiras.
Além da atividade mineradora, descobriram outro ouro cultivado no território: o “ouro negro”, que dá inúmeros derivados, a jabuticaba.