Estrela Negra foi a primeira manequim do Brasil
A baiana Luana não é muito conhecida no Brasil, mas na Europa ela é um ícone da moda há décadas.
Considerada a primeira manequim negra brasileira a conquistar aclamação internacional, muito antes da supermodelo britânica Naomi Campbell despontar para o sucesso, Luana de Noailles revelou a beleza da mulher negra para o mundo nos anos 1960 e abriu portas para outras modelos pretas nas passarelas.
Nascida Simone Raimunda, em 1949, oriunda de uma família simples de Salvador, ela construiu uma carreira bem sucedida nas passarelas da Europa, e se tornou conhecida como Luana de Noailles. A moda entrou em sua vida por acaso aos 16 anos, ainda em Salvador, pelas mãos do costureiro Di Carlo, e logo depois foi descoberta por uma empresa francesa popular no país.
Alta (1,76m), dona de olhos expressivos e uma elegância genuína, ela encantou os estilistas mais renomados da época, e revolucionou o universo da moda entre os anos 1960 e 1970, desfilando para as principais grifes como: Yves Saint Laurent, Chanel, Christian Dior, Givenchy, Valentino e, claro, Rabanne, que logo a convidou para os seus desfiles ao saber de sua chegada.
Sua figura singular nas passarelas da Europa, abriu caminho para a presença de modelos negras em desfiles e editoriais de moda, algo incomum na época. A pérola negra da Bahia, ou melhor 'rainha de mil facetas' como era chamada por Rabanne, revela uma modéstia poucas vezes vista em personalidades que se destacam.