Contagem Regressiva

Contagem Regressiva para 03/06/2023 - 11h00

Dias Horas Minutos Segundos
Estrela Negra foi a primeira manequim do Brasil
Curiosidades
Publicado em 02/07/2024

Estrela Negra foi a primeira manequim do Brasil

A baiana Luana não é muito conhecida no Brasil, mas na Europa ela é um ícone da moda há décadas.

Considerada a primeira manequim negra brasileira a conquistar aclamação internacional, muito antes da supermodelo britânica Naomi Campbell despontar para o sucesso, Luana de Noailles revelou a beleza da mulher negra para o mundo nos anos 1960 e abriu portas para outras modelos pretas nas passarelas.

Nascida Simone Raimunda, em 1949, oriunda de uma família simples de Salvador, ela construiu uma carreira bem sucedida nas passarelas da Europa, e se tornou conhecida como Luana de Noailles. A moda entrou em sua vida por acaso aos 16 anos, ainda em Salvador, pelas mãos do costureiro Di Carlo, e logo depois foi descoberta por uma empresa francesa popular no país.

Alta (1,76m), dona de olhos expressivos e uma elegância genuína, ela encantou os estilistas mais renomados da época, e revolucionou o universo da moda entre os anos 1960 e 1970, desfilando para as principais grifes como: Yves Saint Laurent, Chanel, Christian Dior, Givenchy, Valentino e, claro, Rabanne, que logo a convidou para os seus desfiles ao saber de sua chegada.

Sua figura singular nas passarelas da Europa, abriu caminho para a presença de modelos negras em desfiles e editoriais de moda, algo incomum na época. A pérola negra da Bahia, ou melhor 'rainha de mil facetas' como era chamada por Rabanne, revela uma modéstia poucas vezes vista em personalidades que se destacam.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!