Porque os olhos grandes dos personagens de anime?
Esse é um traço muito forte das animações japonesas e características marcantes dos personagens de anime e também dos mangás do desenhista Osamu Tezuka, considerado por muitos como o "Deus do Mangá.” Ele cresceu influenciado por desenhos ocidentais, tais como Popeye, Gato Félix e Mickey Mouse.
Seu contato profissional com os quadrinhos começou em 1946, mas foi apenas nos anos 1950 que ele alcançou o sucesso ao publicar dois grandes projetos: Kimba e Astro Boy.
Em 1963, Tezuka teve a chance de levar Astro Boy para a TV em formato de animação. Por conta da complexidade de desenhar cada personagem, as animações do período exigiam centenas de ilustradores.
Para agilizar esse processo, a saída encontrada por Tezuka foi fazer uma mudança na taxa de frames por segundos (quadros por segundo), produzidas para as animações. Com isso, apenas os olhos e bocas dos personagens precisavam de alterações para gerar os movimentos necessários. Pensando nisso, ter os olhos maiores deixou o processo mais dinâmico, e também transformou Astro Boy em uma referência usada nesse tipo de desenho até hoje.
A inclusão dos olhos grandes, também se baseia em algumas crenças japonesas.