Gato brasileiro de 1,3 metro pode entrar para o Guinness;
O gato brasileiro Xartrux está prestes a entrar para o Guinness e se tornar, oficialmente, o maior do mundo.
De Jaú, interior de São Paulo, vem Márcia Oliveira e Jean Martins, os tutores de Xartrux. Em janeiro eles protocolaram as fotos e documentação exigidas pelo livro.
Ansiosos, os tutores devem esperar até o retorno da solicitação, que deve ocorrer entre o fim de abril e início de maio.
Com a presença de um jornalista, um fotógrafo e um juiz, o Guinness vem ao Brasil realizar a medição oficial, e, posteriormente, confirmar Xartrux como o maior do mundo.
Pela medição não oficial dos tutores, o tamanho de Xartrux ultrapassa o maior gato vivo atualmente: um italiano, da mesma raça, que mede 1,19 metro.
O pet tem 6 anos e pesa 10 quilos.
De uma raça famosa pelo gigantismo, os machos têm em média 1,10 metro, enquanto as fêmeas apenas 10 centímetros a menos.
Desde 2013, o casal mantém um trabalho de criação e reprodução de maine coon.
Eles são reconhecidos por órgãos nacionais e internacionais.Os cuidados são especiais e os animais mantêm uma alimentação bem balanceada, com direito a banhos a cada 15 dias e escovação duas ou três vezes na semana.
E os animais são tão importantes para Márcia, que já a ajudaram a superar uma baita dificuldade.Ela venceu um câncer de mama em 2023 e disse que o papel dos animais foi fundamental.