ENTRETENIMENTO: Palácio de Alexandre, o Grande, reabre após 16 anos de reformas.
Depois de 16 anos, o palácio onde Alexandre, o Grande – coroado rei – está aberto novamente a visitação ao público. O Palácio de Aigai foi construído há mais de 2.300 anos, durante o reinado do pai de Alexandre, Filipe II.
A restauração do Palácio no norte da Grécia, além de ter demorado mais de uma década, custou US$ 22 milhões (aproximadamente R$ 106 milhões) e teve apoio financeiro da União Europeia. O edifício cobria uma área de 15 mil metros quadrados e era repleto de salões, pátios e locais de culto.
Aigai era o centro administrativo e espiritual do reino. “Depois de muitos anos de trabalho árduo, podemos revelar o palácio”, disse o primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis, na inauguração do local na última sexta-feira.
O Palácio de Aigai guarda significativos momentos da antiga Macedônia. Foi lá que, aos 20 anos de idade, depois de um rival político assassinar seu pai, que, Alexandre, o Grande, se tornou rei. Estima-se que a cerimônia tenha sido assistida por 8 mil pessoas. Anos depois, o monarca começaria sua imensa conquista no Oriente.
Com a forma de dois donuts quadrados adjacentes e de tamanhos desiguais, o Palácio de Aigai foi uma das maiores construções da época.
Localizado há mais ou menos 65 quilômetros a sudoeste da cidade portuária de Salonica, Aigai começou a atrair atenção internacional no final da década de 1970.