Contagem Regressiva

Contagem Regressiva para 03/06/2023 - 11h00

Dias Horas Minutos Segundos
Doação de medula
Saúde
Publicado em 27/11/2023

Tudo o que ele queria era conseguir um atestado médico para se curar de uma baita ressaca. Um mês após o cadastro, Gustavo Rubio recebeu uma ligação para informá-lo sobre uma possível compatibilidade. A probabilidade de um paciente encontrar um doador de medula óssea compatível é de 1 a cada 100 mil pessoas.

À época com 23 anos, Millena Sousa necessitava de um transplante de medula óssea e foi cadastrada no Redome (Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea) em busca de um doador nacional ou internacional.

A medula óssea é o tecido que existe dentro dos ossos, sobretudo os ossos longos, e é considerada a nossa "fábrica de sangue". Ela é diferente da medula espinhal — que está localizada na coluna vertebral e remete-se ao sistema nervoso— e que muitas pessoas acabam confundindo.

Após alguns ciclos de quimioterapia, constatou-se que Millena não tinha mais células cancerígenas no sangue, mas como ela possui uma mutação molecular, a químio não seria suficiente para curá-la completamente. Ela necessitava de um transplante de medula óssea e foi cadastrada no Redome (Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea) em busca de um doador nacional ou internacional.

Breno Gusmão, hematologista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, explica que existem dois tipos de transplante de medula óssea.

Na modalidade autóloga, a própria medula do paciente é reinfundida. No alogênico (caso de Millena), a medula óssea do paciente já não serve mais, por isso a pessoa necessita da medula de um doador para repovoar o tecido do osso.

Gustavo conta que no momento em que fez o cadastro não imaginou que sua medula poderia ser compatível, mas sentiu que haveria novos capítulos. Sua intuição estava certa. Passado um mês ele recebeu uma ligação do Redome informando a possível compatibilidade. 

Millena foi submetida ao transplante por meio de um cateter, como se estivesse recebendo uma infusão de sangue. O procedimento ocorreu no quarto em que estava internada na BP. Onze dias depois a medula "pegou", isto é, foi reconhecida pelo organismo. Milena pela quebra de sigilo e foi atendida. Pouco tempo depois de doar a medula, Gustavo se mudou para Portugal, os dois se conheceram por videoconferência e conectaram as famílias. Eles se encontraram pessoalmente em uma das visitas do engenheiro ao Brasil.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!