São Paulo, Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro são os estados em que o Dia da Consciência Negra é feriado. E um projeto pode transformar a data em feriado nacional.
O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em homenagem a Zumbi dos Palmares, um líder importante na luta contra a escravidão no Brasil.
Em setembro de 2023, o governador de São Paulo aprovou uma lei tornando o dia 20 de novembro feriado em todos os municípios paulistas. Antes, cada cidade decidia se teria ou não feriado nesse dia.
Além de São Paulo, Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro também consideram o Dia da Consciência Negra como feriado em todas as cidades do estado.
No Distrito Federal, a data é considerada ponto facultativo. Essa data é importante para relembrar a história e a luta dos negros no Brasil, além de nos fazer pensar sobre igualdade racial e o que estamos fazendo para combater o racismo.
Ao celebrarmos essa data, discutimos sobre o povo e a cultura africana no Brasil, dando importância às nossas raízes e resgatando a história. A história de Zumbi e seu legado continuam vivos.