O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, apresenta a edição da capital do Revelando SP, maior programa de divulgação e fortalecimento de culturas tradicionais paulistas, com gestão e produção da Associação Paulista Amigos da Arte. O festival acontece entre 16 e 19 de novembro (quinta a domingo), das 10 às 22h, no Parque da Água Branca.
Após o sucesso da edição de São José dos Campos, realizada no último mês, o Revelando SP na capital recebe 162 participantes, sendo 66 de artesanato, 49 de culinária e 50 de manifestações artísticas, com uma amostra do melhor da produção cultural das tradições paulistas. Esses participantes representam 102 municípios do estado, dando uma dimensão da diversidade e riqueza cultural da região.
Na culinária, o festival oferece uma infinidade de quitutes, com muitos preparos a base de milho, banana e amendoim, compotas, doces cristalizados, bolinhos, pastéis, queijos, o famoso buraco-quente e a curiosa farofa de formiga içá. Entre as opções de pratos, uma infinidade: linguiça, galinhada, feijão tropeiro, arroz vermelho com suan e a mítica comida do lobisomem. O artesanato também conta com bastante variedade, com esculturas em pedra, madeira, barro, argila e cerâmica, arte sacra, produtos feitos com cascas de frutas e de ovos, tapetes, bolsas de couro, entalhes, bordados, tecelagem, artes variadas em fibras, cipós, papel, palha de milho e ferro, entre muitos outros. Estarão ainda representadas no Revelando SP artes das etnias indígenas Tupi, Guarani, Pataxó e Pankararu, além de produções de comunidades quilombolas. As expressões artísticas, por sua vez, se farão presentes por meio de congada, catira, folia de reis, jongo, fandango, cururu, moçambique, dança cigana, samba de bumbo, coral indígena, violeiros, música caipira, bonecões e muito mais.