A Proclamação da República é celebrada no dia 15 de novembro e é um feriado nacional. Em 1889, o marechal Deodoro da Fonseca assinou o Decreto 1º, ato que derrubou a monarquia e instaurou o republicanismo como forma de governo do Brasil. O documento também alterou o nome do país, que oficialmente passou a se chamar "Estados Unidos do Brasil". Apenas em 1968, o Brasil ganhou seu nome atual: República Federativa do Brasil.
SERVIÇOS que funcionam ou não, amanhã 15 de Novembro Quarta-Feira:
Como o feriado caiu exatamente no meio da semana, não há "emendas", mas o próprio dia 15 tem serviços restritos no país. Repartições públicas, por exemplo, não funcionam.
As agências bancárias estarão fechadas para atendimento ao público. Como é habitual, contas com vencimento no próprio dia 15 poderão ser pagas no dia seguinte sem juros ou multa.
Embora os serviços essenciais de saúde, como atendimentos de urgência e emergência, tenham funcionamento em regime de plantão no dia 15 de novembro, as unidades de atendimento eletivo não vão funcionar na quarta, retomando as atividades na quinta-feira.