Contagem Regressiva

Contagem Regressiva para 03/06/2023 - 11h00

Dias Horas Minutos Segundos
Jovem descobre nova espécie de bromélia em passeio na cachoeira de Minas
Meio Ambiente
Publicado em 11/11/2023

Jovem descobre nova espécie de bromélia durante passeio em cachoeira de Minas

O agricultor e guia turístico Júlio César de Santos Ribeiro, de 22 anos, sempre se interessou pela natureza. Seu espírito explorador fez com que ele descobrisse uma nova espécie de bromélia em uma cachoeira em Alvarenga, no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais. Ela possui 'folhas peludas', incomum na família dessa planta. O jovem ajudou no estudo e possibilitou a catalogação.

Conta que o encontro se deu em um passeio para a casa dos avós da namorada. Quando chegou, foram até uma cachoeira localizada no Sítio dos Martins, onde ele poderia avistar uma espécie de planta que nunca tinha visto, ou melhor, nunca tinha sido descoberta. 

Tirou várias fotos e ao enviar para os pesquisadores Eduardo Fernandez e Paulo Gonela, os pesquisadores não achavam que pudesse ser bromeliácea, devido à folhagem cheia de pelos. Mas durante a pesquisa, viram que se tratava de uma Krenakanthus ribeiranus, ou bromélia-peluda. 

O biólogo e botânico Gonela explica que mandou as fotos para Dayvid Couto, pesquisador do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) e especialista em bromélias, e que até ele chegou a achar que era de uma outra família de plantas.

O pesquisador não deixa de frisar que Julio tem um talento para descobrir novas espécies. O jovem, que sempre gostou da natureza, já ajudou em vários outros estudos. A primeira vez foi em 2013, quando ainda era adolescente, conforme conta Gonela. Desde então, sempre que encontra algo novo, o rapaz o avisa.

Comentários