Contagem Regressiva

Contagem Regressiva para 03/06/2023 - 11h00

Dias Horas Minutos Segundos
Robins, o robô cachorrinho que ajuda crianças surdas a aprender espanhol.
Educação
Publicado em 18/09/2023

O Robins é um robô cachorrinho que pode tornar o processo de alfabetização de crianças surdas muito mais fácil e motivador. O bichinho é fofo e dentro dele tem um microcomputador muito versátil.

A educação de crianças surdas ainda é um desafio que exige abordagens especiais e lúdicas. A ideia é que Robins seja uma espécie de auxiliar/assistente no ensino para os pequenos e não que substitua os humanos.

Oscar Julián Perdomo Charry, professor do Programa de Engenharia Biomédica da Universidade de Rosário, é o responsável pela criação do dispositivo interativo para apoiar menores com deficiência auditiva.

No mercado, há diversas opções de assistentes virtuais, mas que não contemplam todas as pessoas com deficiência.

Junto com Hernán Bernal e Álvaro David, membros de um grupo de Braille, o professor começou a estudar soluções para deficientes auditivos.

O grupo, que deu início ao Robins é multidisciplinar. São engenheiros, terapeutas ocupacionais, psicólogos e fonoaudiólogos, além de claro, instituições colombianas que atendem crianças com perda auditiva. Todos unidos em prol de transformar o processo de alfabetização de crianças surdas, mais motivador. 

Robins é programado com expressões faciais automáticas e o reconhecimento da linguagem de sinais Os olhos são formados por duas telas de LED coloridas, que se movimentam e tornam a interação com a criança mais divertida..

Todo impresso em impressora 3D, o dispositivo é de baixo custo e pode ser configurado de acordo com as necessidades de cada criança.

O robô que ajuda crianças surdas é equipado com uma câmera, uma tela sensível ao toque e um cartão eletrônico que reconhece automaticamente as expressões faciais da criança. Tudo isso é baseado em inteligência artificial!

Comentários
Comentário enviado com sucesso!