Setembro Verde: família de Faustão participa de campanha de doação de órgãos
Faustão passou por um transplante de coração recentemente, e está em processo de reabilitação. Cerca de uma semana após a cirurgia, a mulher do apresentador, Luciana Cardoso, e seus três filhos,Rodrigo, Lara e João Silva, participaram de uma campanha do Ministério da Saúde incentivando a doação de órgãos.
Em vídeo publicado no Instagram, a família agradece ao apoio e orações de fãs. "É o mês da conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos no Brasil, o Setembro Verde", destaca Luciana. João emenda: "Órgãos não vão para o céu. Eles têm uma segunda missão aqui na terra".
"Uma família disse sim para a doação de órgãos e esse ato de generosidade salvou a vida de Fausto Silva", informa o texto publicado pelo Ministério da Saúde.
Como funciona a fila de transplantes do SUS?
O Brasil tem o maior sistema público de transplante de órgãos de todo mundo e é o segundo país maior transplantador do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. A estrutura é gerenciada pelo Ministério da Saúde, que garante que 90% das cirurgias sejam feitas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Tal gerenciamento integra as 27 centrais estaduais do país.Segundo o Ministério da Saúde, hoje, há 617 hospitais e 1.495 equipes autorizados a realizarem transplantes no Brasil. Uma delas é liderada pelo médico Lúcio Pacheco, especialista em transplante de fígado.