E no AMAPÁ os jogos de tabuleiro por muito tempo estiveram no topo da lista de diversão de crianças e jovens, principalmente antes da popularização dos computadores e celulares. Mas a diversão continua entre muito amapaenses e traz importantes benefícios para o cérebro.
A professora Pâmela Duarte descreveu que o que começou como um hobby acabou virando um estilo de vida.
Faz alguns anos que ela conheceu um jogo especificamente chamado Catan. Conheceu através de um grupo de amigos e a partir de então a paixão pelos jogos de tabuleiro aumentaram e começou a adquirir alguns jogos e dar início a coleções de jogos que tem hoje em dia. Mas durante a pandemia foi quando realmente deu um 'bum' na coleção e começou a apresentar para mais pessoas. A colecionadora possui um espaço na casa com mais de 200 jogos entre quebra-cabeças e tabuleiros. Eles são de diversos tipos e variam desde os mais conhecidos até os menos populares.
Os jogos proporcionam diversos benefícios para a saúde mental.
Várias habilidades são trabalhadas, através dos jogos; assim como: a comunicação verbal, o raciocínio lógico, a atenção, concentração e a interação social. Também promove, entre os jogadores, o respeito e a paciência.